domingo, 1 de novembro de 2009

Cores em Publicidade


Como escolher a combinação de cores certa na hora de criar uma peça?
Antes de tudo, precisamos saber perfeitamente o que estamos fazendo. Se você ainda não chegou nessa fase, seu briefing não foi bom o suficiente, você precisa de mais informação, então procure novamente o cliente, tente conversar, escute o que ele tem a dizer, na maioria das vezes ele não morde. Nós temos uma tendência a acreditar que o cliente só quer dificultar o nosso trabalho, mas temos que lembrá-lo quem é o maior interessado no sucesso da marca. Ninguém conhece melhor um produto do que o seu fabricante ou proprietário.
Se já conhece o seu produto vamos tentar transformá-lo em cores passando pelos processos abaixo:

Determinar os efeitos psicológicos que estão relacionados
São raros os casos em que uma cor está diretamente relacionada a um produto, normalmente ela se relaciona com o ambiente ou estado de espírito sobre o qual o nosso produto exerce sua influência, e nós aproveitamos essas características para transmitir nossa mensagem.

Determinar quais conotações são mais importantes
É preciso saber quais os pontos fortes e fracos do nosso produto. Usamos os pontos fortes para determinar as características fundamentais na escolha das cores, e os pontos fracos para escolher quais cores atenuam essas características desvantajosas.

Determinar os aspectos visuais positivos e negativos.
As cores são muito mais do que aspectos decorativos, elas são “física” e isso poder tornar um pouco mais difícil de entender, em geral, as cores possuem aspectos e comprimentos muito variáveis, e algumas combinações podem ser ilegíveis ou cansativas, é assim que nós começamos a eliminar cores.
Nessa fase devemos determinar dois aspectos principais: aspectos físicos (visibilidade, contraste, leitura, etc) e conotações (aspectos culturais e psicológicos).

Analisar os aspectos estéticos
Tudo precisa ser bonito e atraente, se não for assim, não é vendável.
As combinações de cores precisam sempre ser harmoniosas, se você seguiu bem os passos anteriores quando chegar aqui o processo vai ser mais fácil.
Mas é preciso ficar atento, pois muitas combinações de cores parecem ser harmoniosas a primeira vista, mais são perigosas quando aplicadas, como é o caso do verde e do amarelo que são cores muito proximas no espectro de cores, mas suas tonalidades precisam ser muito próximas para que o efeito possa ser agradável, do contrario se torna cansativo e até doloroso para olhos mais sensíveis.
A questão de peso também é importante. Em algumas combinações de cores é difícil determinar quais elementos terão mais peso (serão mais relevantes), ou seja, um menu pode acabar ficando em segundo plano se as cores não foram favoráveis e isso dificulta a navegação.
Agora, chegando até aqui, como determinar qual combinação de cor tem o melhor aspécto visual? Pesquisando.
É aí que entra o começo dessa conversa. Precisamos pesquisar, analisar o que os concorrentes estão fazendo e como eles estão aplicando as cores, assim estaremos mais perto do universo do visitante. Se conseguirmos perceber, por exemplo, que a grande maioria das lojas de computadores e periféricos usa a cor azul, podemos seguir por dois caminhos: fazer o usual ou o inovador.

por Daniela Silva - Web Designer
Veja mais em www.danielavsilva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário